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Os seus direitos de passageiro em caso de atraso ou cancelamento de um voo da SAS
Como a SAS é uma transportadora escandinava que efetua muitos dos seus voos de e para destinos na União Europeia, todos os voos da SAS estão abrangidos pelos regulamentos do UE 261. Se se encontrarem certas condições, pode ter direito a uma indemnização da SAS até 600€ por passageiro e a um reembolso total do preço do bilhete do seu voo cancelado pela SAS.
O que dizem exatamente os regulamentos?
- O seu voo da SAS atrasou-se? Se chegou ao seu destino final com pelo menos 3 horas de atraso, é provável que tenha direito a uma indemnização até 600€ por passageiro.
- O seu voo da SAS foi cancelado? Se não aceitou um voo alternativo oferecido pela companhia aérea, pode pedir um reembolso monetário total. Além disso, se o voo da SAS foi cancelado com menos de 14 dias de antecedência relativamente à partida, tem direito a uma indemnização por voo cancelado da SAS.
- Independentemente da causa da interrupção do voo, a SAS tem a obrigação de oferecer assistência especial aos seus passageiros, habitualmente designada por “direito à assistência”. Esta inclui refeições e bebidas, serviços de comunicação e, quando necessário, alojamento e transporte. Se a SAS não lhe fornecer estes serviços, pode assumir os custos e exigir que a SAS reembolse as despesas razoáveis que tenha feito.
Nota importante: Se o seu voo foi atrasado ou cancelado por “circunstâncias extraordinárias”, não poderá ser elegível para indemnização. É necessário que a responsabilidade pela perturbação do voo seja da SAS para que possa compensar e reembolsar os passageiros afetados.
Indemnização da SAS por atraso de voo
Se o seu voo da SAS tiver sofrido um atraso de pelo menos 3 horas, tem direito a pedir uma indemnização da SAS, conforme os regulamentos relativos aos direitos dos passageiros na UE. É crucial que a SAS seja responsável pelo atraso.
Para averiguar se é elegível para uma indemnização por atraso de voo da SAS, faça uso da Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso disponível em Voo-Atrasado.pt. Em pouco tempo, terá uma ideia sobre a sua elegibilidade para uma indemnização. Se for elegível, a Voo-Atrasado.pt pode cuidar de todo o processo de reivindicação por si, atuando com base numa política de “sem compensação, não há taxas”. Estamos preparados para levar a sua causa a tribunal, caso seja necessário.
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Indemnização por voo cancelado da SAS
Foi afetado por um cancelamento de voo da SAS? Dependendo das circunstâncias específicas do cancelamento, poderá ser elegível para um reembolso e/ou uma compensação pelo voo. Leia a secção seguinte para descobrir em que situações pode pedir uma indemnização e um reembolso pelo voo cancelado da SAS.
Quando posso pedir uma indemnização pelo meu voo SAS cancelado?
Se o seu voo da SAS foi cancelado nos 14 dias anteriores à data de partida prevista e não optou por um voo alternativo, pode ter direito a uma indemnização pelo voo cancelado da SAS.
Para ter direito a uma indemnização, o cancelamento tem de ser devido a uma falha da SAS. Para mais detalhes, consulte a secção “Circunstâncias extraordinárias” deste artigo.
Aviso de cancelamento | Voo alternativo | Compensação |
---|---|---|
Menos de 7 dias de antecedência | Partida 1h+ antes ou chegada 2h+ depois | Sim |
7-14 dias de antecedência | Partida 2h+ antes ou chegada 4h+ depois | Sim |
Menos de 14 dias de antecedência | Nenhum voo alternativo | Sim + reembolso |
Quando posso obter um reembolso da SAS pelo meu voo cancelado?
Tem direito a um reembolso da SAS se o seu voo foi cancelado e você não aceitou um voo alternativo oferecido pela companhia aérea.
Se não lhe foi proposto nenhum voo alternativo, também tem direito a um reembolso da SAS.
Posso obter uma indemnização de voo se cancelar o meu voo da SAS?
Se decidiu cancelar o seu voo da SAS, não é garantido que receba uma indemnização ou reembolso da companhia aérea, conforme as normas da UE. Consulte o website da SAS para mais informações sobre as suas políticas de reembolso.
Voo de ligação perdido devido a atraso ou cancelamento da SAS
Se perdeu um voo de ligação por causa de um atraso ou cancelamento do seu voo SAS, e os dois voos foram reservados numa única reserva, pode ser elegível a uma indemnização e/ou a um reembolso da totalidade da viagem conforme os critérios anteriormente mencionados.
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Qual é o montante da indemnização da SAS que posso receber por um voo atrasado ou cancelado?
A quantia da indemnização da SAS determina-se com base na distância do voo:
Distância do seu voo | Compensação |
---|---|
Voos de menos de 1.500 km | Até 250€ por passageiro |
Voos entre 1,500 e 3,500 km | Até 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 km dentro da UE | Até 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE | Até 600€ por passageiro |

Viajei com a SAS para um país fora da UE. Ainda tenho direito a indemnização e reembolso?
Sim. Os regulamentos da UE aplicam-se a todos os voos da SAS, independentemente do destino.
No entanto, vale ressaltar que as regras são diferentes para voos de companhias aéreas não pertencentes à UE. Consulte a tabela abaixo para mais informações.
Tipo de voo | Exemplo | Compensação |
---|---|---|
Voando com uma companhia aérea britânica | Tóquoi para Londres com British Airways | Sim |
Voando com uma companhia aérea da UE | Amsterdão para Londres com KLM | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino Unido | Londres para Tóquio com Japan Airlines | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino Unido | Tóquio para Londres com Japan Airlines | Não |
Circunstâncias extraordinárias - a SAS pode negar-me a indemnização?
Não tem direito a indemnização e reembolso da SAS se a interrupção do voo aconteceu por fatores alheios à companhia aérea. São consideradas “circunstâncias extraordinárias”.
Alguns dos casos mais comuns de circunstâncias extraordinárias que permitem à SAS recusar o seu pedido de indemnização são:
Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.
Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).
NO ENTANTO! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!
Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.
Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
Um passageiro doente ou indisciplinado.
Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.
Lembre-se, as companhias aéreas frequentemente usam circunstâncias extraordinárias como justificativa para negar reivindicações válidas. Sempre questione se realmente não tem direito a uma indemnização ou reembolso da SAS. Para isso, utilize a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso disponível em Voo-Atrasado.pt.
Quanto tempo tenho para pedir a indemnização e o reembolso da SAS?
Sendo a SAS sediada na Escandinávia, você tem até 3 anos para reclamar a sua indemnização e reembolso da SAS, conforme as leis da UE. Em alguns países, pode ter até 6 anos para fazer sua reclamação.
Verifique imediatamente com a nossa Calculadora de Reclamações se ainda é elegível para compensação e reembolso pelo seu voo SAS atrasado ou cancelado.
Não está seguro se tem direito a uma indemnização e um reembolso da SAS?
Verifique de forma gratuita com a nossa calculadora de indemnização!

Quanto tempo demora a obter um reembolso e uma indemnização da SAS?
De um modo geral, os reembolsos da SAS por cancelamentos de voos são processados com rapidez.
No entanto, se a SAS não responder ou se precisarmos de levar o caso a tribunal, esta situação pode demorar mais tempo, desde vários meses até anos.
Caso decida reclamar a sua indemnização ou reembolso da SAS com a Voo-Atrasado.pt, pode ter a certeza de que trataremos de todo o processo por si. Analisaremos o seu caso ao pormenor, prepararemos toda a documentação necessária e faremos o pedido para aumentar as chances de sucesso. Trataremos de todo o procedimento com a companhia aérea e, se a SAS rejeitar o seu pedido de indemnização ou reembolso, defenderemos os seus direitos em tribunal.
Ainda que possa levar algum tempo a receber o seu reembolso ou indemnização, manteremos você atualizado sobre qualquer desenvolvimento do seu pedido e responderemos a qualquer questão que possa ter.
Pode ficar tranquilo(a), pois nosso serviço é isento de risco, dado que operamos com uma política de “sem indemnização, não há taxas”.
Como pedir uma indemnização e um reembolso à SAS?
Primeiro, para ter certeza de que vale a pena, use a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso para verificar se tem direito a uma indemnização e/ou reembolso da SAS.
Se tiver, pode escolher falar diretamente com a companhia aérea ou permitir que a Voo-Atrasado.pt faça todo o trabalho por si. Nós iremos processar a sua reclamação de forma eficiente, enviando-a às pessoas certas na SAS, e iremos lutar pelos seus direitos até ao final, inclusive em tribunal se necessário.
Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?
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Verificar a situação do seu voo da SAS
Verificar o estado do seu voo SAS é crucial para estar a par de possíveis alterações, atrasos ou cancelamentos. Isto pode ser feito através do website da SAS, para as informações mais atualizadas. Também pode visitar o site do aeroporto de partida ou de agências de rastreamento de voos online.
Sobre a SAS
SAS, sigla de Scandinavian Airlines System, é a transportadora aérea de bandeira da Dinamarca, Noruega e Suécia. Fundada em 1946, a SAS oferece um vasto leque de voos domésticos e internacionais pela Escandinávia e Europa, assim como serviços intercontinentais para Estados Unidos e Ásia. Conhecida pelo seu conceito de qualidade e serviço ao cliente, a SAS é membro da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo.
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