Perdeu o voo? Obtenha uma indemnização de voo e um reembolso!

Se perdeu um voo, pode receber até 600 euros de indemnização de voo e, em determinadas circunstâncias, também um reembolso do bilhete!

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O que deve saber: Indemnização por voo perdido

  • Para pedir uma indemnização/reembolso por perda de voo, ambos os voos devem estar incluídos na mesma reserva.

  • A sua viagem deve ter começado no Reino Unido/UE ou o seu voo deve ter sido efectuado por uma companhia aérea europeia.

  • Dependendo das razões por detrás da perda do seu voo, pode pedir uma indemnização de voo até 600 €, um reembolso ou ambos!

  • Reclame com Voo-Atrasado.pt! Conosco, o pedido de indemnização online demora apenas 5 minutos!

Voo perdido - quais são os seus direitos de passageiro?

Para obter uma indemnização de voo ou um reembolso pelo voo de ligação perdido, ambos os voos devem estar incluídos na mesma reserva. Neste caso, os dois voos são considerados como um só e a companhia aérea é responsável por todos os atrasos ou cancelamentos da viagem.

Se não tiver culpa de ter perdido o seu voo e tiver efectuado o check-in a horas, os voos perdidos são, na maioria das vezes, causados pelo atraso ou cancelamento do primeiro voo. Por conseguinte, se a companhia aérea for a parte culpada por este atraso ou cancelamento, deve aos passageiros uma indemnização de voo até 600 euros e/ou um reembolso.

Quando é que posso pedir uma indemnização por voo perdido?

Para ser elegível para uma indemnização por perda de voo, a sua situação tem de cumprir os seguintes critérios:

  • Perdeu o seu voo de ligação devido a um voo atrasado, cancelado ou ao qual foi recusado o embarque devido a um voo sobrelotado
  • No caso de um atraso de voo: o voo perdido provocou um atraso de mais de 3 horas em relação ao seu destino final
  • Os voos de ligação fazem parte da mesma reserva
  • A companhia aérea foi a parte culpada pela perturbação que causou a perda do seu voo
  • Perdeu o seu voo devido a uma circunstância fora do seu controle. Por exemplo, se perdeu o seu voo porque fez o check-in tarde ou lhe foi recusado o embarque devido à falta de um documento de identificação/passaporte, provavelmente não poderá pedir uma indemnização.

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Perdeu o voo devido a um atraso - Peça uma indemnização até 600€!

Se perder o seu voo de ligação o fez chegar mais de 3 horas mais tarde ao destino final, pode ter direito a uma indemnização de voo até 600€.

Há dois factores a ter em conta:

  • Os seus voos de ligação devem estar incluídos na mesma reserva - a companhia aérea deve ser responsável por toda a sua viagem.
  • A companhia aérea deve ser a parte culpada pelo atraso.

Perda de um voo devido a um cancelamento - Pedir uma indemnização e/ou solicitar um reembolso!

Em caso de perda de um voo devido a um cancelamento, tem várias opções:

  • Se a companhia aérea não lhe tiver proporcionado um voo alternativo, pode pedir o reembolso total dos seus dois voos de ligação.
  • Se a companhia aérea lhe propôs um voo alternativo, mas você recusou a oferta, pode pedir o reembolso total dos voos de ligação.
  • Se o voo alternativo oferecido pela companhia aérea o obrigar a chegar mais de 3 horas mais tarde ao destino final, pode pedir uma indemnização de voo!
  • Se o seu voo inicial tiver sido cancelado menos de 14 dias antes da partida, pode pedir uma indemnização de voo e um reembolso do bilhete (o reembolso do bilhete só é aplicável se acabar por não voar com a companhia aérea).
Aviso de cancelamentoVoo alternativoCompensação
Menos de 7 dias de antecedênciaPartida 1h+ antes ou chegada 2h+ depoisSim
7-14 dias de antecedênciaPartida 2h+ antes ou chegada 4h+ depoisSim
Menos de 14 dias de antecedênciaNenhum voo alternativoSim + reembolso

Voo de ligação perdido?

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Estava a voar para um país não europeu, posso ainda assim obter uma indemnização/reembolso pelo voo perdido?

Se o seu voo inicial partiu do Reino Unido ou da UE, os seus direitos estão cobertos pelos regulamentos britânicos e europeus.

Os voos de ligação, desde que sejam reservados na mesma reserva, contam como uma viagem. Por conseguinte, se estava a voar de Londres para Los Angeles e perdeu o seu voo de ligação em Nova Iorque devido a um atraso ou cancelamento do seu primeiro voo, pode ter direito a uma indemnização de voo e a um reembolso ao abrigo dos regulamentos britânicos e europeus.

Tipo de vooExemploCompensação
Voando com uma companhia aérea britânicaTóquoi para Londres com British AirwaysSim
Voando com uma companhia aérea da UEAmsterdão para Londres com KLMSim
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino UnidoLondres para Tóquio com Japan AirlinesSim
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino UnidoTóquio para Londres com Japan AirlinesNão

Qual o montante da indemnização de voo que posso receber pelo voo perdido?

Depende da distância da sua viagem. Ao apanhar voos de ligação, está provavelmente a viajar para mais longe, o que significa que o seu caso se enquadrará provavelmente na última categoria da lista abaixo.

Distância do seu vooCompensação
Voos de menos de 1.500 kmReceba 250€ por passageiro
Voos entre 1,500 e 3,500 kmReceba 400€ por passageiro
Voos de mais de 1,500 km dentro da UEReceba 400€ por passageiro
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE
Receba 600€ por passageiro

A companhia aérea pode recusar o meu pedido de indemnização/reembolso por perda de voo?

A companhia aérea tem de ser a parte culpada pelo atraso ou cancelamento que o levou a perder os seus voos de ligação. Se um terceiro ou um caso de força maior tiver causado o atraso inicial ou o cancelamento, estamos a falar de circunstâncias extraordinárias.

Eis alguns exemplos de situações em que pode não ser elegível para uma indemnização de voo:

Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.

Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).

NO ENTANTO! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!

Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.

Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.

Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.

Um passageiro doente ou indisciplinado.

Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.

No entanto, tenha em atenção que, as vezes, as companhias aéreas tentam evitar o pagamento de indemnizações alegando que ocorreram circunstâncias extraordinárias, mesmo que não seja esse o caso.

Durante quanto tempo posso pedir uma indemnização ou um reembolso pelo meu voo perdido?

No Reino Unido, pode pedir uma indemnização até 6 anos após o voo perdido. Porém, este prazo varia consoante

  • O país de partida
  • O país de destino
  • O país onde a companhia aérea tem a sua sede

Por exemplo, se voar com a Air France de Londres para Nova Iorque, poderá escolher entre as legislações de França (5 anos) e do Reino Unido (6 anos) para exercer os seus direitos de acordo com a regulamentação britânica e comunitária.

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Quanto tempo demora a receber a minha indemnização/reembolso de voo?

Os passageiros que utilizam o Voo-Atrasado.pt para reclamar uma indemnização de voo ou um reembolso, normalmente recebem o seu dinheiro dentro de algumas semanas ou meses. No entanto, se a companhia aérea não responder e/ou se o pedido tiver de ser apresentado em tribunal, o tempo de espera pode ser prolongado por vários meses ou mesmo anos.

Independentemente do tempo que a reclamação demorar, a nossa equipa o manterá informado de quaisquer desenvolvimentos significativos no seu caso e estará disponível para responder a quaisquer preocupações que possa ter.

Como pedir uma indemnização/reembolso de voo?

Reclamar com Voo-Atrasado.pt : demora apenas alguns minutos e aumenta as suas hipóteses de obter uma compensação de voo!

Se for elegível para uma compensação/reembolso de voo, pode optar por deixar a nossa equipa de especialistas tratar do seu pedido. Demorará apenas alguns minutos a carregar todos os documentos necessários na nossa plataforma. Os nossos peritos jurídicos tratarão do assunto a partir daí, avaliando a sua reclamação, preparando documentos legais, contactando os responsáveis pela decisão da companhia aérea e, se necessário, levando a sua reclamação ao tribunal.

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