Última atualização em
Os seus direitos de passageiro em caso de atraso ou cancelamento de um voo da Smartwings
A Smartwings, sendo uma companhia aérea baseada na República Checa, está sujeita aos regulamentos da União Europeia relativos aos direitos dos passageiros aéreos (EU 261). Assim, pode ter direito a uma indemnização da Smartwings até 600€ por passageiro e a um reembolso total do preço do bilhete do seu voo cancelado pela Smartwings.
O que dizem exatamente os regulamentos?
- O seu voo da Smartwings atrasou-se? Se chegou ao seu destino final com pelo menos 3 horas de atraso, é provável que tenha direito a uma indemnização até 600€ por passageiro.
- O seu voo da Smartwings foi cancelado? Se não apanhou um voo alternativo oferecido pela companhia aérea, pode pedir um reembolso monetário total. Além disso, se o voo da Smartwings foi cancelado menos de 14 dias antes da partida, também pode ter direito a uma indemnização por voo cancelado da Smartwings.
- Independentemente da razão pela qual o seu voo é interrompido, as companhias aéreas são obrigadas a prestar assistência especial aos passageiros, conhecida como o “direito à assistência”. Esta assistência inclui coisas como vales de comida e bebidas, serviços de comunicação e, se necessário, ajuda com alojamento e transporte. Se o serviço de assistência da companhia aérea não estiver a prestar-lhe estes serviços, pode comprar os artigos necessários por si próprio e a Smartwings terá de o reembolsar pelas despesas razoáveis.
Nota importante: Se o motivo pelo atraso ou cancelamento do seu voo tiver sido uma “circunstância extraordinária”, possivelmente não será elegível para uma indemnização de voo, já que a companhia aérea tem de assumir a responsabilidade pela perturbação do voo para poder indemnizar e reembolsar os passageiros afectados.
Indemnização da Smartwings por atraso de voo
Se o seu voo da Smartwings sofrer um atraso superior a 3 horas, tem o direito de pedir uma indemnização por atraso de voo da Smartwings, de acordo com os regulamentos da UE relativos aos direitos dos passageiros. É crucial que a companhia aérea seja a responsável pelo atraso.
Quer determinar a sua elegibilidade para a indemnização por atraso de voo da Smartwings? Utilize a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso. Em menos de um minuto, saberá se tem direito a uma indemnização da Smartwings. Se for elegível, podemos gerir todo o processo de reclamação em seu nome, numa base de “sem compensação, sem comissão”. Se necessário, estamos também preparados para defender os seus direitos em tribunal.
Apresentar um pedido de indemnização de voo da Smartwings com Voo-Atrasado.pt
Poderá ter direito a uma indemnização de voo até €600!
Pedir indemnização agora
Indemnização da Smartwings por voo cancelado
O seu voo da Smartwings foi cancelado? Dependendo das circunstâncias exactas do cancelamento, pode ser elegível para um reembolso de voo, uma compensação de voo ou ambos! Leia a secção seguinte para descobrir quando pode pedir uma indemnização e um reembolso pelo seu voo cancelado da Smartwings.
Quando posso pedir uma indemnização pelo meu voo Smartwings cancelado?
Se o seu voo da Smartwings foi cancelado nos 14 dias anteriores à data de partida prevista e não optou por um voo alternativo, pode ter direito a uma indemnização pelo voo da Smartwings cancelado.
Para ser elegível para uma indemnização, o cancelamento deve ser atribuído a uma falha da Smartwings. Para mais detalhes, consulte a secção “Circunstâncias extraordinárias” neste artigo.
Quando posso obter um reembolso da Smartwings pelo meu voo cancelado?
Tem direito a um reembolso da Smartwings se o seu voo tiver sido cancelado e não tiver aceite um voo alternativo oferecido pela companhia aérea.
Se não lhe foi oferecido um voo alternativo, também tem direito a um reembolso da Smartwings.
Posso obter uma indemnização de voo se cancelar o meu voo da Smartwings?
Se optar por cancelar o seu voo da Smartwings, tal não garante que receba uma indemnização ou reembolso da companhia aérea, segundo os regulamentos da UE e britânicos. A política de reembolsos da Smartwings permite um reembolso somente em situações graves, como doenças graves ou morte. Para mais informações, visite o sítio Web da Smartwings.
Voo de ligação perdido devido a atraso ou cancelamento da Smartwings
Se perdeu um voo de ligação por conta de uma interrupção do seu voo Smartwings, e ambos os voos foram reservados na mesma reserva, poderá ter direito a uma indemnização e/ou a um reembolso de toda a viagem se o atraso ou cancelamento cumprir os critérios acima mencionados.
Aviso de cancelamento | Voo alternativo | Compensação |
---|---|---|
Menos de 7 dias de antecedência | Partida 1h+ antes ou chegada 2h+ depois | Sim |
7-14 dias de antecedência | Partida 2h+ antes ou chegada 4h+ depois | Sim |
Menos de 14 dias de antecedência | Nenhum voo alternativo | Sim + reembolso |
Obtenha uma indemnização de voo até 600€ pelo seu voo atrasado ou cancelado da Smartwings.
Pode pedir uma indemnização em apenas alguns minutos através do nosso formulário online!
Pedir indemnização agora

Qual é o montante da indemnização da Smartwings que posso receber por um voo atrasado ou cancelado?
O montante da indemnização da Smartwings é calculado com base na distância do seu voo:
Distância do seu voo | Compensação |
---|---|
Voos de menos de 1.500 km | Até 250€ por passageiro |
Voos entre 1,500 e 3,500 km | Até 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 km dentro da UE | Até 400€ por passageiro |
Voos de mais de 3,500 kilometres fora da UE | Até 600€ por passageiro |

Viajei com a Smartwings para um país não pertencente à UE. Ainda tenho direito a indemnização e reembolso?
Sim. Os regulamentos da União Europeia relativamente aos direitos dos passageiros aéreos aplicam-se a todos os voos da Smartwings.
É bom lembrar que as normas são diferentes ao voar com transportadoras não comunitárias. Veja a tabela abaixo para obter mais informações.
Tipo de voo | Exemplo | Compensação |
---|---|---|
Voando com uma companhia aérea britânica | Tóquoi para Londres com British Airways | Sim |
Voando com uma companhia aérea da UE | Amsterdão para Londres com KLM | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE desde o Reino Unido | Londres para Tóquio com Japan Airlines | Sim |
Voando com uma companhia aérea não britânica/não da UE para o Reino Unido | Tóquio para Londres com Japan Airlines | Não |
Circunstâncias extraordinárias - a Smartwings pode negar-me a indemnização?
Você normalmente não tem direito a indemnização e reembolso da Smartwings se a companhia aérea não for responsável pela interrupção. As situações que estão fora do controlo da Smartwings e que previnem a responsabilidade são conhecidas como “circunstâncias extraordinárias”.
Alguns dos exemplos de circunstâncias extraordinárias que podem permitir que a Smartwings recuse o seu pedido de indemnização incluem:
Más condições climatéricas, como nevoeiro cerrado, chuva forte ou trovoadas.
Uma greve, na maioria das vezes especificamente no sector da aviação (por exemplo, uma greve dos trabalhadores do controlo de tráfego aéreo num determinado aeroporto).
NO ENTANTO! Uma greve da tripulação da companhia aérea não é considerada uma circunstância extraordinária!
Circunstâncias políticas, como um ataque terrorista ou um risco geral de segurança devido a agitação política.
Catástrofes naturais, incluindo erupções vulcânicas e furacões.
Uma colisão entre o avião e aves ou outros objectos estranhos.
Um passageiro doente ou indisciplinado.
Atrasos causados pelo pessoal do aeroporto, como filas extraordinariamente longas para os controlos de segurança.
É importante estar ciente de que as companhias aéreas tendem a reclamar frequentemente circunstâncias extraordinárias como justificação para não pagar compensações, mesmo quando a falha é sua. Por isso, certifique-se sempre de que os seus direitos estão salvaguardados e conheça a elegibilidade para compensação e reembolso da Smartwings utilizando a nossa Calculadora de Reclamações gratuita e sem compromisso.
Quanto tempo tenho para pedir a indemnização e o reembolso da Smartwings?
Como a Smartwings tem sede na República Checa, você tem até 3 anos para reivindicar a sua indemnização e reembolso da Smartwings de acordo com as leis europeias.
Confira agora mesmo, usando a nossa Calculadora de Reclamações, se ainda tem direito a compensação e reembolso pelo seu voo Smartwings atrasado ou cancelado.
Não tem certeza se tem direito a uma indemnização e um reembolso da Smartwings?
Verifique gratuitamente com a nossa calculadora de reclamações!
Verificar a minha indemnização de voo
Quanto tempo demora a obter um reembolso e uma indemnização da Smartwings?
Os reembolsos da Smartwings por voos cancelados são geralmente processados em tempo hábil.
No entanto, se a Smartwings não responder ou se o seu pedido for mais complexo e tivermos que levar a disputa a tribunal, pode demorar mais a receber o seu dinheiro - de alguns meses a alguns anos, em casos raros.
Ao escolher Voo-Atrasado.pt para reivindicar a sua indemnização ou reembolso da Smartwings, pode contar connosco para cuidar de todo o processo por si. Analisaremos em detalhe o seu caso, prepararemos a documentação necessária, e formularemos o seu pedido de maneira a maximizar as suas hipóteses de sucesso. Trataremos de toda a comunicação com a companhia aérea e, se a Smartwings rejeitar o seu pedido, lutaremos pelos seus direitos em tribunal.
Pode demorar algum tempo a receber o seu pagamento, mas manteremo-lo informado sobre o progresso do seu pedido e responderemos a todas as perguntas que possa ter.
Por favor, note que este é um processo sem riscos para si, pois operamos sob o modelo “sem compensação, sem comissão”.
Como pedir uma indemnização e um reembolso à Smartwings?
Em primeiro lugar, verifique se tem direito a uma indemnização e/ou reembolso da Smartwings com o nosso verificador de claims gratuito e sem compromisso.
Se for elegível, pode optar por tratar da reclamação directamente com a Smartwings ou deixar que Voo-Atrasado.pt trate de todo o processo por si. Trataremos a sua reclamação de forma eficaz, encaminhando-a às pessoas adequadas na Smartwings e lutaremos em tribunal pelos seus direitos, se for necessário.
Porquê reclamar com Voo-Atrasado.pt?
1m passageiros ajudados
9 equipas legais em 9 países
98% dos processos jurídicos vencidos
Verificar a situação do seu voo da Smartwings
É aconselhável verificar o estado do seu voo com a Smartwings para se manter informado sobre quaisquer cancelamentos ou atrasos. Isso pode ser feito através do site oficial da Smartwings, aplicativo para telemóveis, ou websites e aplicativos de seguimento de voos.
Sobre a Smartwings
A Smartwings é uma companhia aérea de baixo custo, sediada na República Checa. Fundada em 1997, tornou-se rapidamente uma das maiores transportadoras aéreas do país, oferecendo voos domésticos e internacionais, incluindo destinos na Europa, Médio Oriente, Norte da África e Ásia.
Links úteis



Gostou deste conteúdo?
Obrigado, alegrou o nosso dia!
Ajude-nos a melhorar!
Entendido, obrigado!