
A indemnização por atrasos ou cancelamentos de voos pode ser reduzida? Eis o que precisa de saber
segunda-feira, 28 de abril de 2025
Porque é que se está a discutir uma alteração às regras sobre compensações?
Desde 2004, o regulamento EU261 garante os direitos dos passageiros aéreos em caso de atrasos, cancelamentos ou embarque recusado. Inicialmente, o regulamento estabelecia direitos para os passageiros em caso de atrasos, mas não previa compensações monetárias. No entanto, com o acórdão Sturgeon de 2012, foi determinado que os passageiros têm direito a uma compensação financeira também em caso de atrasos, reconhecendo-lhes os mesmos direitos previstos para os cancelamentos. Para muitos viajantes, esta norma representa uma proteção fundamental, oferecendo um alívio económico quando os seus planos de viagem são perturbados. Contudo, as companhias aéreas estão agora a pressionar por uma revisão.
Com a crescente atenção à redução de custos, a ideia de limitar as compensações por voos atrasados ou cancelados está a ganhar força. A proposta de reforma está a encontrar forte apoio entre as companhias aéreas europeias, em particular graças ao grupo de pressão Airlines for Europe (A4E). As companhias alegam que o sistema atual é demasiado oneroso para manter, embora os cálculos mostrem que o impacto financeiro nas suas operações globais é relativamente limitado.
A redução de custos leva a um aumento dos lucros para as companhias aéreas, mas muitas vezes resulta num serviço de menor qualidade e em menos proteção para os passageiros. No passado, sem sanções adequadas, as companhias podiam atrasar voos com poucas consequências. Hoje, pelo contrário, assistimos a um compromisso concreto por parte das companhias para evitar atrasos superiores a três horas, o que mostra que o regulamento EU261 teve um efeito positivo. Embora o objetivo principal seja a proteção dos passageiros, este efeito secundário levou a uma gestão mais eficiente dos horários e a uma maior pontualidade dos voos.
O contexto europeu: uma tentativa de aliviar o fardo das companhias aéreas
A revisão do regulamento EU261 está bloqueada desde 2013, devido a vários fatores. Inicialmente, a falta de consenso entre as principais instituições europeias – o Parlamento, a Comissão e o Conselho da União Europeia, que representa os Estados-Membros – atrasou o processo. Outro obstáculo relevante foi a disputa entre a Espanha e o Reino Unido sobre a pista de aterragem de Gibraltar. Embora o Brexit tenha resolvido esse problema, a atenção da UE deslocou-se rapidamente para a gestão das suas consequências. Posteriormente, a pandemia da COVID-19 e a guerra na Ucrânia complicaram ainda mais a situação, suspendendo na prática a revisão do regulamento e mantendo em vigor os direitos dos passageiros tal como estão hoje.
Agora, no entanto, o equilíbrio pode estar a mudar. Com a crescente pressão do setor da aviação, surgiu um novo impulso para retomar o processo de revisão. Com efeito, a partir de 1 de janeiro de 2025, a Presidência polaca do Conselho da União Europeia colocou a atualização do EU261 entre as suas principais prioridades.
"O que prevê a legislação atual sobre compensação por voos atrasados?"

Como mencionado anteriormente, a legislação atual estabelece que as companhias aéreas são obrigadas a indenizar os passageiros em caso de atrasos significativos (superiores a 3 horas), cancelamento de voo ou embarque negado.
No entanto, existem exceções. As companhias aéreas não são obrigadas a pagar a compensação se a interrupção do voo for causada por aquilo que é definido como “circunstâncias extraordinárias”. Isso inclui eventos fora do controle das companhias, como condições meteorológicas adversas, problemas de segurança ou greves do pessoal do aeroporto.
Regulamento CE 261/2004: quais são os direitos dos passageiros?
De acordo com o atual Regulamento CE 261/2004, os passageiros têm direitos específicos quando os voos não ocorrem como previsto. Se um voo tiver um atraso de 3 horas ou mais, for cancelado com pouco aviso prévio ou se o embarque for negado devido a overbooking, o passageiro tem direito a uma indenização.
Além disso, o regulamento garante que os passageiros recebam assistência durante as interrupções do voo, incluindo refeições, bebidas e hospedagem, se necessário — especialmente em caso de longas esperas. É importante destacar que esses direitos se aplicam a todos os voos que partem da UE ou que chegam à UE operados por companhias aéreas da União Europeia.
Quanto dinheiro pode-se pedir por um voo atrasado?
O valor da indenização que pode ser solicitado por um voo atrasado, conforme o Regulamento CE 261/2004, depende tanto da duração do atraso quanto da distância do voo. Para atrasos de 3 horas ou mais, a compensação varia de 250 euros a 600 euros.
- Voos de curta distância até 1.500 km: 250 euros por passageiro
- Voos entre 1.500 km e 3.500 km: 400 euros por passageiro
- Voos com mais de 3.500 km dentro da UE: 400 euros por passageiro
- Voos com mais de 3.500 km fora da UE: 600 euros por passageiro
Voo com atraso de 1 hora: você tem direito a uma compensação?
Não. De acordo com as normas da UE, um atraso de uma hora não dá direito a uma compensação, embora, em alguns casos, as companhias aéreas possam oferecer pequenos gestos, como vouchers.
Voo com atraso de 2 horas: o que pode ser feito?
Para atrasos de duas ou mais horas, o passageiro tem direito a determinadas assistências (refrescos, refeições ou hospedagem em hotel, se necessário), dependendo da distância do voo. A compensação completa normalmente entra em vigor após 3 ou mais horas de atraso.
Atraso do voo ou cancelamento: qual é a diferença em termos de direitos dos passageiros?
Embora ambas as situações possam dar direito a uma compensação, as regras são diferentes. Por exemplo, se o voo for cancelado com menos de 14 dias de antecedência, você pode ter direito não apenas à compensação pelo voo, mas também ao reembolso do bilhete.
Quais são as alterações que podem ser introduzidas em breve no EU261?

A revisão do EU261 em discussão abrange vários aspectos cruciais. Entre os principais pontos, estão o esclarecimento das "circunstâncias extraordinárias", maior assistência aos passageiros durante os atrasos, a obrigação de reencaminhamento obrigatório e a definição das limitações quanto às obrigações de acomodação. Uma das mudanças mais significativas diz respeito à proposta de estender o limite de atraso de 3 para 5 horas, uma alteração que poderia reduzir significativamente os reembolsos para os passageiros.
No entanto, também existe um movimento que propõe reduzir esse limite para 2 horas, uma mudança que melhoraria ainda mais os direitos dos passageiros e garantiria reembolsos mais rápidos em caso de problemas.
Os limites de compensação para voos podem ser reduzidos?
Sim, a proposta do EU261 em discussão prevê estender o tempo de atraso de um voo antes que os passageiros possam solicitar compensação. Essa alteração teria um impacto sobre milhões de viajantes em toda a Europa, pois reduziria significativamente o número de passageiros que poderiam solicitar compensação por voos atrasados ou cancelados.
O que está em jogo para os passageiros: enfraquecimento ou reequilíbrio das proteções?
O que está em jogo para os passageiros com as alterações propostas ao EU261 é um possível enfraquecimento das proteções que há muito tempo são consideradas um padrão de referência para o transporte aéreo. Como destacou a Association of Passenger Rights Advocates (APRA), "o EC 261 se tornou o padrão de ouro global para o transporte aéreo. Qualquer proposta para reduzir os direitos dos consumidores europeus é absolutamente escandalosa e não está alinhada com os sentimentos dos eleitores".
Em última análise, se essas modificações forem aprovadas, poderão marcar um retrocesso significativo para os direitos dos passageiros aéreos, deslocando o foco da proteção ao consumidor para os interesses financeiros das companhias aéreas e potencialmente minando os padrões que definiram o transporte aéreo europeu nos últimos 20 anos.
O que fazer se a solicitação de compensação for negada?
Como apresentar uma solicitação de compensação de forma eficaz
Para apresentar uma solicitação de compensação de maneira eficaz, comece reunindo toda a documentação de viagem pertinente, como os bilhetes aéreos, notificações sobre o problema (atrasos, cancelamentos ou embarque negado) e quaisquer outras informações úteis para apoiar seu caso. Em seguida, utilize o nosso Calculador de Compensação para verificar se você tem direito a compensação. Se o seu caso for válido, você pode facilmente encaminhar a solicitação para Voo-Atrasado.pt, carregando os documentos solicitados e fornecendo qualquer detalhe adicional que possa fortalecer sua posição. Nós analisaremos seu caso e cuidaremos de todo o processo, garantindo que você receba a compensação que lhe é devida.
Como Voo-Atrasado.pt pode ajudá-lo a defender seus direitos
Em alguns casos, a simples apresentação de uma solicitação de compensação não é suficiente para obter o pagamento devido, pois as companhias aéreas podem tentar justificar os atrasos ou cancelamentos com razões incorretas. Nós, da Voo-Atrasado.pt, utilizamos dados avançados de voos e a experiência de nossa equipe jurídica para garantir que seu direito à compensação seja protegido, mesmo que isso envolva levar o caso à justiça. Trabalhamos com a fórmula "sem vitória, sem taxa", o que significa que você pagará somente se ganharmos seu caso.
É possível tomar uma ação legal se a compensação for negada injustamente?
Sim, é possível. Nós da Voo-Atrasado.pt nos comprometemos a defender seus direitos. Se uma companhia aérea negar a compensação sem uma justificativa válida, nossa equipe de especialistas intervirá prontamente para tomar todas as ações legais necessárias para garantir que você receba a compensação devida.
Quem será mais afetado por essa reforma potencial do EU261?
Por que os viajantes frequentes devem estar particularmente atentos
Os viajantes frequentes provavelmente serão os mais afetados pelos atrasos de voos, pois os voos de curta distância (menos de 1.500 km) representam mais de 80% dos voos na Europa.
Os voos nacionais e de curta distância são os mais arriscados?
Sim, esses voos geralmente são mais suscetíveis a atrasos devido a fatores como condições meteorológicas, congestionamento do tráfego aéreo ou tempos apertados entre as conexões. As rotas mais curtas frequentemente têm menos tempo disponível para atrasos, o que significa que uma interrupção pode facilmente afetar o itinerário de todo o dia.
Se as regras de compensação forem endurecidas, os passageiros de voos nacionais e de curta distância podem ficar sem reembolso pelos atrasos que frequentemente enfrentam, tornando suas viagens ainda mais frustrantes.
Dicas práticas para se preparar para as mudanças iminentes do EU261
Guarde sempre seus documentos de viagem
É essencial guardar todos os documentos de viagem, incluindo cartões de embarque, confirmações de reserva e recibos, pois são elementos fundamentais para apresentar uma solicitação de compensação de acordo com o EU261. Mesmo que as regras de compensação mudem, ter um registro dos detalhes da viagem garantirá que você possa fornecer as informações necessárias de forma precisa e dentro do prazo.
Mantenha-se atualizado sobre seus direitos como passageiro
Com a evolução das regulamentações, estar atualizado sobre as regras mais recentes permitirá que você não seja pego de surpresa se os critérios para compensação mudarem. Dessa forma, você poderá monitorar seus direitos e agir rapidamente quando ocorrerem problemas, garantindo que sempre estará pronto para defender seu direito à compensação.
Perguntas frequentes sobre os direitos dos passageiros aéreos
Uma greve do pessoal pode ser uma razão válida para negar a compensação?
Depende. Se a greve for interna à companhia aérea, como no caso de uma greve que envolva a tripulação ou os pilotos, o passageiro ainda pode ter direito à compensação. No entanto, se a greve for externa, como a que envolve a segurança do aeroporto ou o controle de tráfego aéreo (ATC), pode ser considerada uma circunstância extraordinária.
Um atraso devido à perda de uma conexão pode ser compensado?
Se ambos os voos estiverem no mesmo bilhete ou na mesma reserva e o atraso for responsabilidade da companhia aérea, o passageiro pode ter direito à compensação.
É possível obter compensação se um voo atrasar devido a problemas técnicos?
Na maioria das vezes, sim. O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que a maioria dos problemas técnicos não são considerados "circunstâncias extraordinárias", o que significa que as companhias aéreas são responsáveis. Podem existir exceções para problemas de segurança imprevisíveis, como defeitos de fabricação.
Quais provas devem ser apresentadas ao solicitar uma compensação por um voo?
Para apoiar sua solicitação de compensação, certifique-se de incluir a confirmação da reserva e um resumo escrito do atraso. Também é importante fornecer recibos de quaisquer despesas, como refeições ou hotel, além de fotos ou capturas de tela que mostrem o atraso nos painéis do aeroporto ou nos aplicativos da companhia aérea.
Há um limite de tempo para solicitar a compensação?
Sim, existe um limite de tempo, mas ele varia de acordo com o país. No Reino Unido, por exemplo, geralmente você tem 6 anos para apresentar uma solicitação de compensação. Nos países da União Europeia, o prazo pode variar de 1 a 6 anos.
Esperamos que essas informações tenham sido úteis e que sua viagem seja segura e inesquecível!
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